A crónica diária de Carlos Castro
Fui eu que disse: Aplausos
10
SET
Você está em: Notícias / Êxito / Divagações: Políticas culturais
destaque
Divagações: Políticas culturais
07-03-2010

No dia 1 de Março tornou-se oficial o que há muito é facto escondido: a ausência de programador no Theatro Circo, em Braga. Reaberto a 27 de Outubro de 2006, após nove anos de milionárias obras de requalificação, o Theatro Circo foi anunciado como símbolo do investimento cultural autárquico, com a promessa de se tornar sala de referência a nível nacional.

Para credibilizar o empenho foi contratado Paulo Brandão – que se havia destacado na programação da vizinha Casa das Artes de Famalicão, colocando-a na rota de artistas internacionais em digressão por Portugal e fidelizando-lhe um vasto público –, mostrado com o sensacionalismo de quem engaja um craque da bola e envolvendo a negociação da sua transferência números muito próximos disso.

Com uma programação de luxo nos primeiros seis meses, tudo fazia crer na seriedade e sustentabilidade da aposta. Surgem então notícias de uma guerrilha interna movida pelo director da Companhia de Teatro de Braga (CTB) e anterior gestor da sala, despeitado com a perda do lugar, e pela vereadora da Cultura, ciumenta do protagonismo do programador nos ‘media’.

Paulatinamente, alteram os estatutos de gestão da sala, dando a si próprios maior poder de decisão, colocam a CTB como companhia residente, reservando vastos períodos para as suas representações, despedem a equipa de produção e promoção que o programador trouxera, incluindo o único técnico com formação para operar o sistema de som existente, passam a decidir eles próprios o que é ou não economicamente viável ou a fazer programação directa, relegando o programador para a burocracia de aprontar contratos e redigir candidaturas a financiamento; e, finalmente, despedem Paulo Brandão.

Há mais de um ano que o Theatro Circo não tem programação – mas agora é oficial.

Adolfo Luxúria Canibal, Músico
'Sexy20': A Grande Festa
'Sexy 20': O resumo da festa






















Esclareça as suas dúvidas
Especialista em sexologia responde sem preconceitos a todas as perguntas mais indiscretas desmistificando tabus.
“Não quero misturar trabalho com prazer”(...)
“Incontinência urinária tem cura?”(...)
“Engolir o esperma…”(...)
04 de Setembro
Pratica bodyboard há 15 anos mas também lhe agrada nadar, correr e até mesmo fazer canoagem. Arranja sempre tempo para fazer exercício